Menu
Log in

PANAMERICAN TRAUMA SOCIETY

SOCIEDAD PANAMERICANA de TRAUMA

CURSOS PRÉ-CONGRESSO ~ Novembro 13, 2019

Nota: Informações genéricas para os cursos, os cursos do Congresso podem variar de acordo com o programa e o instrutor.

Informações mais específicas sobre os cursos pré-congresso em breve.

CURSOS SPT

Ultrassom em Emergência & Trauma — USET Básico

Curso de Ecocardiografia Transtoracica — ECHO-Avançado

Reposta Mêdica Avançada à Desastres (ADMR)

Enfermagem No Trauma (TR)

Habilidades Cirurgicas No Trauma (DQT)

Gerenciamento de Queima

Melhoria da Qualidade do Trauma (QI)


    OUTRAS SESSÕES de TREINAMENTO


    Oclusão ressuscitativa por meio de balão endovascular da aorta (REBOA)

    Fixação de Costela

    Pare o Sangramento (Stop the Bleed)— SESSÕES LIVRES

    Curso de decisões críticas no trauma
    Curso de Trauma para Cirurgiões





    Ultrassom em Emergência & Trauma — USET Básico

    Descrição: O workshop ocorrerá em dois módulos separados. O primeiro componente envolve o treinamento na sequência FAST para os profissionais do departamento de emergência e o segundo componente envolve o ultrassom na emergência.

    O módulo FAST consiste em um treinamento de 4 horas focado no básico dos processos de ultrassom para auxiliar o diagnóstico rápido na sala de emergência, especialmente em situações de trauma. Esse módulo é focado na análise de situações especiais e na simulação de exercícios complexos para preparar a equipe para as mais altas demandas em situações reais. Além disso, os novos usos dessa versátil ferramenta de suporte são projetados e discutidos como um complemento ao exame geral do paciente traumatizado.

    Objetivo Geral: O workshop USET Básico foi desenvolvido com o objetivo de treinamento pessoal no manejo de pacientes lesionados que foram vítimas de eventos traumáticos em situações de emergências médicas, a nível intra-hospitalar. Os instrutores deste curso têm como objetivo compartilhar informações completas sobre o uso do ultrassom em situações de emergência.

    Objetivos Específicos: 

    • Determinar o nível de conhecimento do estudante no uso do ultrassom no trauma e na emergência, além dos diferentes métodos de examinação na sala de emergência.
    • Fornecer as ferramentas necessárias para uma técnica em ultrassom rápida e conveniente para pacientes de trauma.
    • Organizar o pensamento de trabalho, coordenar o uso do ultrassom na sala de emergência e aprender a respeito das limitações e benefícios do ultrassom.
    • Ensinar habilidades chaves focadas no manejo de pacientes com o ultrassom no trauma e na emergência dentro da sala de emergência com ênfase em experiências reais vividas por um grupo de professores especialistas.

    Público alvo: (quem deve comparecer) Cirurgiões de Trauma, Cirurgiões Gerais, Médicos Emergencistas, Intensivistas, Anestesiologistas, Gestores de Serviços de Emergência, Enfermeiras (os), Residentes e Estudantes.

    Pré-Teste e Pós-Test: Aplicado no local

    Duração do Curso: 8:00 am–12:00 pm

    Diretor: TBD

    Data: 13 de novembro de 2019


    Avançado (Curso Prático)


    Descrição: O curso ECHO oferece a oportunidade de aprender e realizar algumas ferramentas diagnósticas, terapêuticas e profiláticas para aperfeiçoar o manejo de pacientes lesionados e críticos.


    O seminário será dividido em duas partes: a primeira parte será a introdução e envolve duas horas de palestras e aulas a respeito da fisiologia do ultrassom, visões do ecocardiograma, além de medidas do ultrassom. A segunda parte será a sessão prática hands-on.

    Objetivo Geral:

    Ensinar a técnica de ecocardiograma no manejo e avaliação dos fluídos e da função cardíaca de pacientes em estado crítico.

    Objetivos Específicos: USET (Módulo FAST)

    • Discutir os princípios básicos da física do ultrassom, instrumentação e aquisição de imagens.
    • Discutir os princípios básicos do ecocardiograma transtorácico, instrumentação, padrões, aquisição de imagens e medidas cardíacas.
    • Descrever e realizar uma abordagem prática do ecocardiograma na avaliação do choque e da disfunção.

    Público alvo: (quem deve comparecer)  Cirurgiões de Trauma, Cirurgiões Gerais, Médicos Emergencistas, Intensivistas, Anestesiologistas, Gestores de Serviços de Emergência, Enfermeiras (os), Residentes e Estudantes.

    Pré-Teste e Pós-Test: Aplicado no local

    Duração do Curso: 1/2 dia

    Diretor: TBD

    Data: 13 de novembro de 2019


    Reposta Mêdica Avançada à Desastres (ADMR)


    Descrição: O curso ADRM foca no manejo médico e nos efeitos na saúde pública causados por desastres naturais ou desastres provocados pelo homem - um dos desafios mais significantes enfrentados por gestores e médicos atualmente. O cuidado médico em desastres NÃO é o mesmo cuidado médico convencional. O atendimento médico a desastres requer uma mudança fundamental no atendimento das vítimas de desastres, a fim de alcançar o objetivo de proporcionar “o maior bem para o maior número de vítimas”.

    Esse workshop foca em uma abordagem medica para desastres, baseada em um entendimento de fatores comuns e respostas necessárias na prática aceita por todo o mundo. Essa estratégia, chamada Mass Casualty Incident Response (MCI) – Resposta em Incidências de Vítimas em Massa tem o objetivo primário de reduzir a mortalidade e morbidade causada por desastres. O curso ADMR foca nos princípios chaves da resposta médica em desastres e cenários específicos de desastres como, por exemplo, explosões e lesões por esmagamento.

    Objetivo Geral: Treinar a equipe médica multidisciplinar na resposta médica básica em desastres e no manejo em cenários específicos.

    Objetivos Específicos: O curso Resposta Médica Avançada a Desastres é designado para treinar a equipe médica multidisciplinar na resposta em:

    • Princípios gerais do cuidado médico em desastres (protocolo de incidentes, triagem de desastres, descontaminação bruta).
    • Manejo de armas de destruição em massa (agentes biológicos, químicos e radioativos).
    • Manejo de cenários de desastres específicos (explosão, esmagamentos e lesões de extremidade).

    Público Alvo: (quem deve comparecer)  Cirurgiões de Trauma, Cirurgiões Gerais, Médicos Emergencistas, Intensivistas, Anestesiologistas, Gestores de Serviços de Emergência, Enfermeiras (os), Residentes, Estudantes e Agentes de Resposta a Desastres (bombeiros, policiais e outros).

    Pré-Teste e Pós-Test: Aplicado no local

    Duração do Curso: 1 dia

    Diretor: Dr. Susan Briggs

    Data: 13 de novembro de 2019


    Enfermagem em Trauma


    Descrição: Curso teórico-prático para discutir o manejo sistemático do paciente traumatizado. O curso também abrange métodos de registro de complicações e oportunidades de melhora no tratamento do paciente baseado em protocolos padronizados e seguros.

    Objetivo Geral: Treinar enfermeiras (os) nos conhecimentos necessários para classificação, monitoramento e supervisão de um paciente admitido no hospital.

    Objetivos Específicos:

    • Entender o papel da enfermagem na sala de trauma; além de identificar os critérios de ativação da equipe de trauma.
    • Identificar o papel da enfermagem na toracotomia de ressuscitação, além dos acessos e cuidados venosos.
    • Reconhecer a importância do monitoramento e do cuidado geral do paciente com lesões traumáticas.
    • Entender a importância do monitoramento, supervisão e controle da qualidade do cuidado em trauma e do registro do trauma.

    Público Alvo: (quem deve comparecer) Gestores de Serviços de Emergência e Estudantes

    Pré-Teste e Pós-Test: Aplicado no local

    Duração do Curso: 1 dia

    Diretor: Gaspar Reboredo

    Data: 13 de novembro de 2019


    Habilidades Cirúgicas em Trauma (DQT)

    Descrição: O curso de Habilidades Cirúrgicas em Trauma é um curso teórico-prático dividido em duas fases. O curso teórico será realizado pela manhã e mostrará diversas técnicas cirúrgicas em trauma, havendo também discussões acerca desses temas. O curso prático hands-on possibilitará a aplicação dessas técnicas em modelos animais vivos. Estudantes de medicina ou internos podem se registrar para a primeira fase (teórica). Para a segunda fase com modelos animais vivos, somente residentes e cirurgiões treinados serão permitidos – será necessária a apresentação de documentos para a comprovação do grau de graduação.

    Objetivo Geral: Discutir diversas técnicas cirúrgicas em trauma através de aulas guiadas por especialistas e colocar em prática as intervenções cirúrgicas em modelos animais vivos.

    Objetivos Específicos:

    • Reafirmar o conhecimento técnico em cirurgia do trauma.
    • Discutir técnicas cirúrgicas usadas em trauma.
    • Reafirmar habilidades cirúrgicas do cirurgião em modelos animais vivos, monitoradas por especialistas.
    • Praticar técnicas cirúrgicas de acordo com as necessidades de cada cirurgião.

    Público Alvo: (quem deve comparecer)  Cirurgiões de Trauma, Cirurgiões Gerais, Residentes de Cirurgia Geral e Estudantes (somente para a 1ª fase).

    Pré-Teste e Pós-Teste: Aplicado no local

    Duração do Curso: 1 dia

    Director: TBD

    Data: 13 de novembro de 2019



    Oclusão ressuscitativa por meio de balão endovascular da aorta (REBOA)


    Descrição: Este curso é projetado para que os profissionais aprendam técnicas para a colocação do REBOA para interromper temporariamente o sangramento que põe em perigo a vida de um paciente.

    Objetivo do curso:

    • Demonstrar indicações para o REBOA.
    • Demonstrar acesso e fechamento da artéria femoral comum.
    • Demonstrar as ferramentas necessárias para o REBOA.
    • Demonstrar a técnica REBOA.


    Público-alvo (quem deve participar): Este curso é destinado a profissionais que buscam desenvolver ou melhorar sua compreensão e habilidades para a oclusão endovascular da aorta com ressuscitação endovascular (REBOA)

    Duração: 1 dia

    Diretor: Dra. Megan Brenner

    Data: 13 de novembro de 2019



    Fixação de Costela

    Descrição: O curso é ministrado através de uma combinação de pequenos grupos de discussão, casos, conferências resumidas e exercícios com amostras anatômicas ou outros materiais de simulação (quando apropriado). Todas as atividades são moderadas por professores especialistas em um ambiente de aprendizado altamente interativo. Os participantes são encorajados a discutir casos e conteúdos abertamente e a compartilhar suas próprias experiências.

    Objetivos:

    • Discuta a indicação da fixação das costelas, prós e contras, no tórax instável e em múltiplas fraturas de costelas
    • Reconhecer a classificação das costelas quebradas e suas conseqüências.
    • Aplique a placa e os parafusos nas costelas quebradas em uma parte extensa da caixa torácica.
    • Conhecer as implicações viscerais do trauma torácico e as complicações que ocorrem durante a cobertura das costelas.
    • Aplique técnicas minimamente invasivas para fixar as costelas.

    Público-alvo (quem deve participar): Cirurgiões

    Duração: 1 dia

    Diretor: Dr. Diogo Garcia

    Data: 13 de novembro de 2019


    Pare o Sangramento (Stop the Bleed) - SESSÕES GRATUITAS durante os 3 dias do congresso!

    Descrição: Resposta imediata a pacientes com hemorragia. www.bleedingcontrol.org  

    Objetivos:

    • Esta sessão ajudará os participantes a:
    • Reconheça sangramento que ameaça a vida.
    • Use medidas apropriadas para parar o sangramento.
    • Reconhecer que os cuidados prestados pela primeira pessoa em cena podem, muitas vezes, fazer a diferença entre a vida e a morte, mesmo antes de os profissionais de resgate chegarem.


    Duração: várias sessões gratuitas ao longo do dia.

    Data: 14 a 16 de novembro de 2019


    Powered by Wild Apricot Membership Software