Menu
Log in

PANAMERICAN TRAUMA SOCIETY

SOCIEDAD PANAMERICANA de TRAUMA

CURSOS PRÉ-CONGRESSO & OUTRAS SESSÕES DE TREINAMENTO
AGOSTO 14 & 17, 2018

CURSOS SPT

OUTRAS SESSÕES de TREINAMENTO


Ultrasound in Emergency & Trauma — USET Basic

Ultrassom em Emergência & Trauma — USET Básico

Descrição:

O workshop ocorrerá em dois módulos separados. O primeiro componente envolve o treinamento na sequência FAST para os profissionais do departamento de emergência e o segundo componente envolve o ultrassom na emergência.

O módulo FAST consiste em um treinamento de 4 horas focado no básico dos processos de ultrassom para auxiliar o diagnóstico rápido na sala de emergência, especialmente em situações de trauma. Esse módulo é focado na análise de situações especiais e na simulação de exercícios complexos para preparar a equipe para as mais altas demandas em situações reais. Além disso, os novos usos dessa versátil ferramenta de suporte são projetados e discutidos como um complemento ao exame geral do paciente traumatizado.

Objetivo Geral:

O workshop USET Básico foi desenvolvido com o objetivo de treinamento pessoal no manejo de pacientes lesionados que foram vítimas de eventos traumáticos em situações de emergências médicas, a nível intra-hospitalar. Os instrutores deste curso têm como objetivo compartilhar informações completas sobre o uso do ultrassom em situações de emergência.

Objetivos Específicos:

  • Determinar o nível de conhecimento do estudante no uso do ultrassom no trauma e na emergência, além dos diferentes métodos de examinação na sala de emergência.
  • Fornecer as ferramentas necessárias para uma técnica em ultrassom rápida e conveniente para pacientes de trauma.
  • Organizar o pensamento de trabalho, coordenar o uso do ultrassom na sala de emergência e aprender a respeito das limitações e benefícios do ultrassom.
  • Ensinar habilidades chaves focadas no manejo de pacientes com o ultrassom no trauma e na emergência dentro da sala de emergência com ênfase em experiências reais vividas por um grupo de professores especialistas.

Público alvo: (quem deve comparecer)

Cirurgiões de Trauma, Cirurgiões Gerais, Médicos Emergencistas, Intensivistas, Anestesiologistas, Gestores de Serviços de Emergência, Enfermeiras (os), Residentes e Estudantes.

Pré-Teste e Pós-Test: Aplicado no local
Duração do Curso: 8:00 am–12:00 pm
Diretor: Dr. Jorge Rabat
Data: 14 de agosto de 2018

Inscreva-se>>>



Transthoracic Echocardiography Course — ECHO Advanced

Avançado (Curso Prático)

Descrição:

O curso ECHO oferece a oportunidade de aprender e realizar algumas ferramentas diagnósticas, terapêuticas e profiláticas para aperfeiçoar o manejo de pacientes lesionados e críticos.

O seminário será dividido em duas partes: a primeira parte será a introdução e envolve duas horas de palestras e aulas a respeito da fisiologia do ultrassom, visões do ecocardiograma, além de medidas do ultrassom. A segunda parte será a sessão prática hands-on.

Objetivo Geral:

Ensinar a técnica de ecocardiograma no manejo e avaliação dos fluídos e da função cardíaca de pacientes em estado crítico.

Objetivos Específicos: USET (Módulo FAST)

  • Discutir os princípios básicos da física do ultrassom, instrumentação e aquisição de imagens.
  • Discutir os princípios básicos do ecocardiograma transtorácico, instrumentação, padrões, aquisição de imagens e medidas cardíacas.
  • Descrever e realizar uma abordagem prática do ecocardiograma na avaliação do choque e da disfunção.

Público alvo: (quem deve comparecer)

Cirurgiões de Trauma, Cirurgiões Gerais, Médicos Emergencistas, Intensivistas, Anestesiologistas, Gestores de Serviços de Emergência, Enfermeiras (os), Residentes e Estudantes.

Pré-Teste e Pós-Test: Aplicado no local
Duração do Curso: 1 dia
Diretor: Dr. Jorge Rabat
Data: 14 de agosto de 2018

Inscreva-se>>>




Advanced Disaster Medical Response (ADMR)

Reposta Mêdica Avançada à Desastres (ADMR)

Descrição:

O curso ADRM foca no manejo médico e nos efeitos na saúde pública causados por desastres naturais ou desastres provocados pelo homem - um dos desafios mais significantes enfrentados por gestores e médicos atualmente. O cuidado médico em desastres NÃO é o mesmo cuidado médico convencional. O atendimento médico a desastres requer uma mudança fundamental no atendimento das vítimas de desastres, a fim de alcançar o objetivo de proporcionar “o maior bem para o maior número de vítimas”.

Esse workshop foca em uma abordagem medica para desastres, baseada em um entendimento de fatores comuns e respostas necessárias na prática aceita por todo o mundo. Essa estratégia, chamada Mass Casualty Incident Response (MCI) – Resposta em Incidências de Vítimas em Massa tem o objetivo primário de reduzir a mortalidade e morbidade causada por desastres. O curso ADMR foca nos princípios chaves da resposta médica em desastres e cenários específicos de desastres como, por exemplo, explosões e lesões por esmagamento.

Objetivo Geral:

Treinar a equipe médica multidisciplinar na resposta médica básica em desastres e no manejo em cenários específicos.

Objetivos Específicos:

O curso Resposta Médica Avançada a Desastres é designado para treinar a equipe médica multidisciplinar na resposta em:

  • Princípios gerais do cuidado médico em desastres (protocolo de incidentes, triagem de desastres, descontaminação bruta).
  • Manejo de armas de destruição em massa (agentes biológicos, químicos e radioativos).
  • Manejo de cenários de desastres específicos (explosão, esmagamentos e lesões de extremidade).

Público Alvo: (quem deve comparecer)

Cirurgiões de Trauma, Cirurgiões Gerais, Médicos Emergencistas, Intensivistas, Anestesiologistas, Gestores de Serviços de Emergência, Enfermeiras (os), Residentes, Estudantes e Agentes de Resposta a Desastres (bombeiros, policiais e outros).

Pré-Teste e Pós-Test: Aplicado no local
Duração do Curso: 1 dia
Diretor: Dr. Jorge Rabat
Data: 14 de agosto de 2018

Inscreva-se>>>




Trauma Nursing

Enfermagem em Trauma

Descrição:

Curso teórico-prático para discutir o manejo sistemático do paciente traumatizado. O curso também abrange métodos de registro de complicações e oportunidades de melhora no tratamento do paciente baseado em protocolos padronizados e seguros.

Objetivo Geral:

Treinar enfermeiras (os) nos conhecimentos necessários para classificação, monitoramento e supervisão de um paciente admitido no hospital.

Objetivos Específicos:

  • Entender o papel da enfermagem na sala de trauma; além de identificar os critérios de ativação da equipe de trauma.
  • Identificar o papel da enfermagem na toracotomia de ressuscitação, além dos acessos e cuidados venosos.
  • Reconhecer a importância do monitoramento e do cuidado geral do paciente com lesões traumáticas.
  • Entender a importância do monitoramento, supervisão e controle da qualidade do cuidado em trauma e do registro do trauma.


Público Alvo: (quem deve comparecer)

Gestores de Serviços de Emergência e Estudantes

Pré-Teste e Pós-Test: Aplicado no local
Duração do Curso: 1 dia
Diretor: Gaspar Reboredo
Data: 14 de agosto de 2018

Inscreva-se>>>


Surgical Skills in Trauma DQT

Habilidades Cirúgicas em Trauma (DQT) 

Descrição: 

O curso de Habilidades Cirúrgicas em Trauma é um curso teórico-prático dividido em duas fases. O curso teórico será realizado pela manhã e mostrará diversas técnicas cirúrgicas em trauma, havendo também discussões acerca desses temas. O curso prático hands-on possibilitará a aplicação dessas técnicas em modelos animais vivos. Estudantes de medicina ou internos podem se registrar para a primeira fase (teórica). Para a segunda fase com modelos animais vivos, somente residentes e cirurgiões treinados serão permitidos – será necessária a apresentação de documentos para a comprovação do grau de graduação.

Objetivo Geral: 

Discutir diversas técnicas cirúrgicas em trauma através de aulas guiadas por especialistas e colocar em prática as intervenções cirúrgicas em modelos animais vivos.

Objetivos Específicos:

  • Reafirmar o conhecimento técnico em cirurgia do trauma.
  • Discutir técnicas cirúrgicas usadas em trauma.
  • Reafirmar habilidades cirúrgicas do cirurgião em modelos animais vivos, monitoradas por especialistas.
  • Praticar técnicas cirúrgicas de acordo com as necessidades de cada cirurgião.


Público Alvo: (quem deve comparecer)

Cirurgiões de Trauma, Cirurgiões Gerais, Residentes de Cirurgia Geral e Estudantes (somente para a 1ª fase).
Pré-Teste e Pós-Teste:  Aplicado no local
Duração do Curso: 1 dia
Director: Dr. Pablo Ottolino
Data: 14 de agosto de 2018

Inscreva-se>>>




Resuscitative Endovascular Balloon Occlusion of the Aorta (REBOA)

Descrição:

Esse curso é designado para profissionais a fim de aprender técnicas de passagem do REBOA com a intenção de parar temporariamente o sangramento que põe em perigo a vida do paciente.

Resuscitative Endovascular Balloon Occlusion of hte Aorta (REBOA)

Objetivo do Curso:  

  • Demonstrar indicações do REBOA
  • Demonstrar o acesso e fechamento da artéria femoral
  • Demonstrar ferramentas necessárias para o REBOA
  • Demonstrar a técnica do REBOA

Público Alvo:

Esse curso é designado para participantes buscando desenvolver ou melhorar o entendimento e as habilidades acerca do Ressucitative Endovascular Balloon Occlusion of the Aorta (REBOA)

Duração do Curso: 1 dia
Diretor: Dra. Megan Brenner
Data: 14 de agosto de 2018

Inscreva-se>>>


Fixação de Costela

Descrição: 

O curso é realizado usando uma combinação de pequenos grupos de discussão, casos, aulas principais e exercícios com modelos anatômicos e outros materiais de simulação (quando apropriado). Todas as atividades são moderadas por especialistas em um ambiente de ensinamento altamente interativo. Participantes são estimulados a discutir casos e conteúdo de uma maneira aberta podendo compartilhar suas próprias experiências. 

xray of rib fractures

Objetivos:

  • Discutir a indicação da fixação de costela, com os prós e contras, no tórax instável e nas múltiplas fraturas de costelas.
  • Reconhecer a classificação das costelas quebradas e suas consequências.
  • Aplicação de placas e parafusos nas costelas em uma extensa parte da caixa torácica.
  • Saber a respeito de complicações viscerais do trauma torácico e complicações que possam ocorrer durante a fixação da costela.
  • Aplicar técnicas minimamente invasivas de fixação de costelas.

Público Alvo: 

Cirurgiões
Duração do Curso: 1 dia
Diretor: Dr. Diogo Garcia
Data: 14 de agosto de 2018

Inscreva-se>>>


Pare o Sangramento – Sessões Livres Durante os Três Dias do Congresso!

Descrição:

Resposta imediata ao sangramento de pacientes.

Stop the Bleed - Free Sessions SAVE A LIFE bleedingcontrol.org

Objetivos:  

Essa sessão ajudara os participantes à:

  • Reconhecer sangramentos ameaçadores à vida.
  • Usar medidas apropriadas para parar o sangramento.
  • Reconhecer que o cuidado realizado pela primeira pessoa na cena pode fazer a diferença entre a vida e a morte, mesmo antes da chegada dos profissionais do resgate.

Duração:

Diversas sessões livres durante o dia
Data: 14 a 17 de agosto de 2018

Inscreva-se>>>




Powered by Wild Apricot Membership Software