Menu
Login

PANAMERICAN TRAUMA SOCIETY

SOCIEDAD PANAMERICANA de TRAUMA

  • Home
  • Centro de Notícias

CENTRO DE NOTÍCIAS

AGOSTO/SETEMBRO 2017:   

¡Cursos da SPT Realizdos em Nicaragua e Uruguai!

A SPT tem o prazer de informar que dois de nossos cursos educacionais foram realizadas durante  agosto e setembro em Nicaragua e Uruguai


NICARAGUA: Entre os dias 28 e 29 de agosto de 2017, a Sociedade Panamericana de Trauma e o Programa de Desenvolvimento de Sistemas de Trauma Internacional (SPT / ITSDP) se uniram à Operação Sorriso para realizar o Curso Essencial de Trauma (EsTC) em Siuna, na Nicarágua. Este curso inaugural teve muito sucesso, pois contou com 45 participantes de 4 cidades diferentes e incluiu cirurgiões, 1 anestesista, 1 cirurgião pediatra, cirurgiões ortopedistas, médicos de cuidados primários, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

O diretor do curso foi o Dr. Edgar B. Rodas do ITSDP–VCU, de Richmond, VA, que foi acompanhado por instrutores internacionais e membros da SPT: Dra. Martha Quiodettis do Panamá, Dr. Marcelo Ribeiro do Brasil e Dr. Hernan Sacoto de Equador. Eles também foram auxiliados pelos seguintes instrutores locais: Dr. Juan Sanchez Fuentes, Dr. Kevin Maltes, Dr. Mauricio Lopez, Dr. Fanor Garcia Arbizu e Dr. Luis Guerrero.


ITSDP PTS course in NicaraguaOs instrutores locais agora estão certificados e prontos para compartilhar esse curso em toda a Nicarágua sob o patrocínio da SPT/ITSDP.

Além disso, utilizando um software desenvolvido no Equador em colaboração com CEDIA, uma instituição de pesquisa com a qual já fizemos parceria na Bolívia, realizamos uma avaliação do local do sistema de trauma local. Finalmente, como parte do processo educacional, os participantes do curso, os administradores de hospitais e o diretor nacional de hospitais da Nicarágua participaram de uma importante discussão sobre a importância e utilidade de iniciar um Registro de Trauma. Com esse objetivo, foi dada uma demonstração dos recursos do Registro de Trauma ITSDP / PTS.

Obrigado a Dr. Edgar Rodas e o Dr. Marcelo Ribeiro, Jr. pelas fotos.

Second Trauma Nursing Course of the Panamerican Trauma Society was held in Uruguay, September 2017URUGUAI:  Em 1º de setembro de 2017, o segundo Curso de Enfermagem de Trauma da Sociedade Panamericana de Trauma foi realizado no Centro de Treinamento de Emergência da SUAT em Montevidéu, Uruguai.

Participaram enfermeiros e enfermeiras ligadas a emergências pré e intra-hospitalares de todos os cantos do Uruguai.

Durante o curso, houve uma atmosfera educativa de camaradagem que destacou o papel de enfermagem como membro-chave da equipe de trauma, bem como a necessidade de trabalhar para um Sistema Integral de Atenção ao Trauma como uma estratégia para reduzir a mortalidade e a morbidade deste doença que gera enormes despesas econômicas para a sociedade e cicatrizes profundas para as famílias afetadas.

A equipe de ensino foi formada por membros da nossa Sociedade, o Diretor Local do Curso: Lic. Gaspar Reboredo, acompanhado pelas licenciadas Pamela Leiza e Marita Acosta, todos instrutores comprometidos com os objetivos da SPT.

Obrigado a Lic. Gaspar Reboredo e o Dr. Marcelo Ribeiro, Jr. pelas fotos.

AGOSTO 2017:

Anunciando ao Dr. David Feliciano Como o Palestrante "Aurelio Rodriguez" do Congresso de 2017!

A Sociedade Panamericana de Trauma orgulhosamente anuncia ao DR. DAVID V. FELICIANO como o palestrante "Aurelio Rodriguez" no 30º Congresso Panamericano de Trauma, Cuidados Críticos e Cirurgia de Emergência.

Dr. David V. Feliciano

David V. Feliciano, MD fez parte do corpo docente da Escola de Medicina da Universidade de Indiana, em Indianápolis, Indiana, de 2013-2017. Ele foi nomeado o professor "Battersby" de Cirurgia, Chefe da Divisão de Cirurgia Geral e Chefe de Cirurgia no Hospital da Universidade de Indiana. Começando o 1° de Outubro de 2017, entrara no seu serviço como professor clínico de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, em Baltimore, Maryland, e um cirurgião assistente no Centro de Trauma de Choque, no Centro Médico da Universidade de Maryland.

O Dr. Feliciano é um nativo de Nova York, ele se formou na Faculdade de Medicina da Universidade de Georgetown, em Washington, DC, e completou sua residência em cirurgia geral na Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota. Em seguida, ele completou uma bolsa breve em Cirurgia de Trauma na recepção do Hospital Detroit / Escola de Medicina da Wayne State University, em Detroit, Michigan, e uma bolsa Vascular de 6 meses sob Michael E. DeBakey no Methodist Hospital / Baylor College of Medicine em Houston, Texas.

O seu curriculum vitae inclui 298 artigos revisados por pares ou solicitados para publicar ou já na imprensa, 173 capítulos publicados ou na imprensa, 20 livros e 68 publicações diversas. Ele é um co-editor do livro TRAUMA, que acaba de ser publicado em sua oitava edição.

O Dr. Feliciano recebeu 38 prêmios de Ensino de residentes cirúrgicos, estudantes de medicina, um reitor de uma faculdade de medicina, e uma associação de ex-alunos da escola de medicina. Foi premiado o primeiro "Grady Healthcare Hero" em 2011 no Grady Memorial Hospital / Escola de Medicina na Universidade de Emory, onde foi o cirurgião-chefe de 1992 a 2011. Em 2016, ele recebeu o primeiro "Teaching Legends Award" do Departamento de Cirurgia da Universidade de Indiana. Além disso, em novembro de 2016 ele foi um dos quatro médicos escolhidos - entre todos os alunos da Clínica Mayo em todo o mundo - a receber o "Distinguished Alumni Award". Além disso, o Dr. Feliciano é um ex-diretor (membro) da American Board of Surgery (2001-2007), ex-presidente do American College of Surgeons Conselho Consultivo de Cirurgia Geral (2007-2011), e foi presidente de 8 sociedadades cirúrgicas (American Association for the Surgery of Trauma, Atlanta Surgical Society, Georgia Surgical Society, Sociedade Panamericana de Trauma, Priestley Society (cirurgiões formados pela Clínica Mayo) Southeastern Surgical Congress, Southwestern Surgical Congress, Western Trauma Association).

O Dr. Feliciano é casado com a Dra. Grace S. Rozycki, MD, MBA, RDMS. A Dra. Rozycki é a Professora "Willis D. Gatch" de Cirurgia da Universidade de Indiana, Presidente Associado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de Indiana e diretora de Cirurgia no Hospital Metodista IUH em Indianapolis, Indiana. O Dr. Feliciano também é o pai orgulhoso de seus filhos David J. Feliciano, MEdu (Houston, Texas) e Douglas D. Feliciano, MPA, JD (Santa Clara, Califórnia).

JULHO 2017:   

Cursos da SPT realizados em Cuba!

A SPT tem o prazer de informar que tres dos nossos cursos educacionais foram realizadas durante o mês de maio na ilha caribenha de Cuba. Os cursos ADMR (Resposta Médica Avançada em Desastres), USET (Ultrassom em Emergência e Trauma) e TNC (Enfermagem em Trauma) foram realizados como parte do 4º Simpósio Internacional de Trauma e 2º Workshop Cirurgia de Emergência: Segurança e Qualidade de Pacientes Cirúrgicos. (Sociedade Cubana de Cirugia / Seção de Trauma)

Os cursos foram coordenados pelo Dr. Marc De Moya (EUA), com a ajuda da Dra. Cristiane de Alencar Domingues (Brasil), Dr. José Cruvinel Neto (Brasil), Dra. Susan Briggs (EUA) e Lic. Gaspar Reboredo (Uruguai). Eles trabalharam com os profissionais de saúde de Cuba para formar um grupo capaz de replicar a estratégia educacional realizada pela Sociedade Panamericana de Trauma.

Os seguintes médicos e enfermeiros tambem serviram como instrutores: Dr. David Lawlor (Boston), Dr. Andrew Liteplo (Boston), Dr. João Paulo Ripardo (Brasil), Dr. Tanya Zakrison (Miami), Dr. Daniel Pust (Miami) e Jasmin Garces (New Jersey). Dois instrutores locais que se juntaram a nós nesta tarefa foram: Enfermeiros Elier Carreira e Mayelín Durruthy.

Entre os participantes haviam chefes e sub-chefes de enfermagem, médicos de atendimento de emergência e pessoal médico de assistência pré-hospitalar de todas as partes de Cuba. O presidente da Sociedade Cubana de Enfermagem também participou do evento, o que facilitou a SPT chegar a uma grande parte da comunidade de enfermagem na ilha.

Graças ao notável esforço, compromisso e trabalho do pessoal médico cubano, fomos capazes de realizar cursos educacionais de alta qualidade. O objetivo de aprendizagem foi cumprido. Com base nos resultados, concluímos que a atividade foi um sucesso - houve transferência de conhecimento e os participantes retiraram uma excelente imagem das propostas educacionais da Sociedade Panamericana de Trauma.

Os participantes preencheram uma pesquisa para fornecer feedback. A maioria elogiou a atividade. Na verdade, nos pediram replicar a atividade com mais freqüência; e repetir a atividade em outras partes de Cuba.

Desenvolver os nossos programas de treinamento em Cuba foi emocionante. O contexto cultural é uma vantagem; o alto nível de treinamento que tem os profissionais os tornaram mais inclinados a aceitar novas abordagens para cuidados de trauma. O fato de toda a população ter acesso ao sistema de saúde foi outra grande vantagem.

Aproveitamos esta oportunidade para agradecer ao Dr. Marc De Moya por seu papel fundamental na organização desses cursos. A resposta foi notável e o resultado foi uma troca científica calorosa, amigável e de alta qualidade para profissionais que trabalham em diferentes realidades, mas com o mesmo objetivo: melhorar o atendimento ao trauma nas Américas.

A SPT oferece uma lista abrangente de cursos para promover o intercâmbio de informações e conhecimentos entre médicos, enfermeiros, técnicos médicos de emergência e outros profissionais de saúde envolvidos no tratamento de pacientes com trauma nas Américas. Se você está interessado em organizar alguns desses cursos, entre em contato conosco em Katherine.Francisco@vcuhealth.org. Ou, para encontrar o próximo curso perto de você,
visite nosso site baixo a seção de Educação.

Agradecemos ao Lic. Gaspar Reboredo, contribuinte principal deste relatório.

OUTUBRO 2016:   

Thomas Scalea, MD eleito Diretor Executivo da SPT

Thomas Scalea, MD próximo director ejecutivo de la SociedadO Conselho de Administração da SPT elegeu Dr. Thomas Scalea como o próximo Diretor Executivo da Sociedade para o mandato 2016-2019. A SPT está ansioso para alcançar novos patamares de realização sob sua liderança. ¡Por favor, juntarem-se a nós para parabenizar Dr. Scalea!

BIOGRAFIA:

Educação e Formação:

University of Virginia, BA, 1974
Virginia Commonwealth University School of Medicine, MD, 1978
Residencia, Upstate Medical Center, General Surgery, 1983
Fellowship, New York Medical College-Valhalla, Critical Care/Trauma, 1984

Dr. Scalea é mundialmente reconhecido por ser um pioneiro na liderança e por avançar o campo de choque e cuidados de lesão. Como Médico e Chefe de R. Adams Cowley Shock Trauma Center, ele dirige o único centro de trauma independente da nação e centro de trauma mais conhecido no mundo. Ele cuida de mais de 8000 pacientes gravemente feridos anualmente, com uma taxa de sobrevivência de 96%. Dr. Scalea continua a ser um médico ocupado, trabalhando mais de 100 horas por semana, e realizando mais de 600 casos operatórios por ano. Sob sua liderança, o Programa de Trauma expandiu serviços clínicos, incluindo cuidar dos pacientes de cirurgía geral de emergência da universidade University of Maryland Medical Center. Dr. Scalea serviu como Chefe do Sistema de cuidados críticos para o sistema médico e construiu um amplo programa de cuidados críticos em uma regiao vasta, composta de 18 Unidades de Terapia Intensiva e mais de 300 camas. Em 2001, Dr. Scalea estabeleceu um programa de treinamento militar, C-STARS, que já treinou mais de 4000 pessoal da Força Aérea antes de serem implantados em uma guerra. Dr. Scalea levou missões internacionais de ajuda humanitária, incluindo levando a única equipe não-chinês para Sichuan e liderar um projeto de alívio de seis meses após o terremoto no Haiti, visitando o Haiti quatro vezes. Dr. Scalea tem posições de liderança de saúde em muitas organizações nacionais e recebeu muitas distinções locais, regionais e nacionais. Dr. Scalea é um investigador financiado e continua a ser um investigador prolífico, orientando muitos investigadores de seu departamento.

Ele foi o presidente da American Association for Surgery of Trauma (Associação Americana para a Cirurgía do Trauma) (2014-2015) e o Presidente de Western Trauma Association (Associação Oriental para a Cirurgía do Trauma) (2014-2015). Ele também é o presidente da Comissão de Desenvolvimento e Bolsas da Sociedade Pan-Americana de Trauma e serve como membro do Conselho de Administração.

NOTÍCIAS de AGOSTO 2016:

Congresso Mundial de Trauma (CMT)
A Sociedade Pan-Americana de Trauma Apresenta no CMT em Nova Delhi, India

O Presidente Michel Aboutanos, MD (EUA) em conjunto com o presidente eleito Carlos Ordoñez, MD (Colômbia) apresentaram na Prevenção da Violência Juvenil CMT, Trauma e danos ao fígado. Também apresentaram os membros da SPT, Marcelo Ribeiro, MD, (SBAIT-Brasil) e Michael Parra, MD (EUA, Colômbia).

http://www.wtcindia2016.org/

MAIO 2016:   

Mohamed Mohamed, MD visita Richmond, VA EUA

Conozcan al Dr. Mohamed Mohamed , graduado de la Universidad de Khartoum, en Sudán y miembro de la Sociedad Panamericana de Trauma.

Apresentamos Dr. Mohamed Mohamed, formado da Universidade de Khartoum, no Sudão e membro da Sociedade Pan-Americana de Trauma.  O Dr. Mohamed assistiu atividades em Richmond, VA.  Observou as atividades de melhoria de qualidade no centro de trauma VCU.  Também, esteve no centro de Autoridade de Ambulancias de Richmond (RRA) durante 2 semanas, com o alvo de aprender sobre os sistemas de cuidados pré-hospitalares e do sistema de trauma de EUA.


Ele estava aqui através do programa Internacional de Observadores, uma colaboração entre SPT, ITSDP de VCU y RAA.

 Dr. Mohamed helping community members learn hands-only CPR through RAA Dr. Mohamed at Richmond Ambulance Authority call center 

ABRIL 2016:   

 Curso de Trauma | El Salvador

Dr. Quiodettis presenting Trauma Course in El Salvador, April 2016

Em 29 e 30 de abril, a Dra. Martha Quiodettis, membro do conselho da PTS, participou de um curso inaugural de trauma em El Salvador. Ela apresentou sobre os resultados da PTS e as vantagens de se juntar à sociedade. A conferência foi um grande sucesso sendo que mais de 100 cirurgiões participaram. Obrigado, Dra. Quiodettis!

added 5/2/16 MA



2015 Programa de Intercâmbio Pré-hospitalar na Colômbia

¡Saudações da Colômbia!

Jane LaVerne & EMS Exchange program

Jane Laverne eo grupo de Virginia Rescue Squad estão tendo um grande momento na Colômbia!

A troca foi em cidades de Neiva, Bogotá, Medellín e Calidad. Isso faz parte do programa de intercâmbio EMS da Panamerican Trauma Society com VCU e da Associação de Esquadrões de Resgate Voluntários da Virgínia.

MÁS INFORMACIÓN SOBRE ESTE PROGRAMA

Realização de pesquisas no Peru com a SPT

A Dra. Lacey N. LaGrone está gastando este ano (agosto de 2015 - junho de 2016) no Peru realizando pesquisas em programas de melhoria da qualidade em cirurgia de trauma e emergência. A Dra. LaGrone concluiu recentemente três anos de residência em cirurgia geral e um mestrado em saúde pública na Universidade de Washington. Ela é atualmente apoiada por uma bolsa do Instituto Nacional de Saúde Fogarty International Clinical Research programa.

A Dra. LaGrone é orientado em colaboração com a Sociedade Pan-Americana de Trauma pelo Dr. Charles Mock da Universidade de Washington, Dr. Eduardo Huaman Egoavil do Hospital Nacional Guillermo Almenara e Dr. Manuel Rodriguez Castro da Universidad Peruana Cayetano Heredia. Seu projeto primário consiste em uma avaliação quantitativa e qualitativa do uso atual de programas de melhoria da qualidade de traumas, tais como reuniões de morbidade e mortalidade e registros de trauma, na América Latina. Seus projetos auxiliares incluem esforços para definir e implementar uma conferência padronizada sobre morbidade e mortalidade no Peru e relatórios que destacarão alguns dos muitos sucessos locais na melhoria da qualidade.


XXVIII Congresso Pan-Americana de Trauma (2015)

Santa Cruz, Bolivia 2015 FOTOS DO CONGRESSO

O congresso de 2015 foi bem-sucedida, graças a todos os participantes.  Ansiamos ve-lo no próximo ano no Brasil!

ACS 2015 Noticias del Congreso:

Susan Miller Briggs, MD, MPH, foi homenageada com o Premio Internacional de Voluntariado Cirúrgico por trabalhar com organizações sem fins lucrativos e o Sistema Médico para Desastres Nacionais de EUA para prestar cuidados cirúrgicos durante emergências humanitárias em todo o mundo.

Rifat Latifi, MD, FACS, cirurgião geral e de trauma de Tucson, AZ,  recebeu o Prêmio Internacional de Voluntariado Cirúrgico por ajudar a estabelecer programas de telemedicina e saúde eletrônica em países subdesenvolvidos, especialmente aqueles que estão se recuperando de conflitos e necessitando de uma grande reconstrução de seus Sistemas de saúde.

COMUNICADO DE IMPRENSA: https://www.facs.org/media/press-releases/2015/humanitarian

Raul Coímbra, MD, PhD, FACS recebeu o Meritorious Achievement Award segunda-feira, 5 de outubro, no jantar anual Comitê de Trauma (COT) jantar durante ACS 2015 Congresso Clínico.  Dr. Coimbra foi homenageado por suas destacadas contribuições para os Comitês Regionais de ACS sobre Trauma (ACS RCOT) realizados durante seu mandato como vice-presidente do ACS COT e presidente do ACS RCOT.

COMUNICADO DE IMPRENSA: https://www.facs.org/quality-programs/trauma/about-trauma/award-winners



MAIO AMARELO

#yellowmay  #maioamarelo  #mayoamarillo

 Junte-se ao nosso movimento Yellow May para aumentar a segurança rodoviária

O QUE É MAIO AMARELO ?
Yellow May (Maio Amarelo) é um movimento internacional para aumentar a conscientização sobre a necessidade de aumentar a segurança rodoviária. O tráfego de veículos, bicicletas e pedestres deve ser seguro para todos em qualquer situação.

QUAL É O OBJETIVO?
Iniciar uma conversa sobre a segurança rodoviária nas comunidades, a fim de incentivar a participação de cidadãos, empresas, governos e organizações neste movimento.

PORQUE O MES DE MAIO?
Em 11 de maio de 2011, a ONU declarou o mês de maio como a Década de Ação para Segurança Rodoviária, e como resultado, o Brasil estabeleceu Maio como o Mês Internacional de Segurança Rodoviária e Pedestres.

PORQUE AMARELO?
No Brasil, onde nasceu o movimento, o amarelo é a cor da atenção e representa sinais de alerta de trânsito.

Junte-se ao Movimento:

http://www.maioamarelo.com.br/

http://www.sbait.org.br/

https://sbaitbrasil.wordpress.com/2015/04/26/maio-amarelo-2015-e-lancado-durante-o-intergastro-trauma/

http://www.fcm.unicamp.br/fcm/

http://maioamarelo.com/acoes-noticias/sao-paulo-maio-amarelo-tem-abertura-oficial-nesta-sexta-dia-24-em-campinas/

https://www.youtube.com/watch?v=0SwyBVw_-qI

https://www.youtube.com/watch?v=OD-uTMzJ2fA

https://www.youtube.com/watch?v=dKySsx9L-1M




Março 2015:

O 1º Encontro Internacional e Nacional de Emergência, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Caaguazú.
A reunião foi realizada em março de 13-14th em Coronel Oveido no Paraguai.


Prof. Gustavo Marchain, MD, membro da Sociedade Pan-Americana de Trauma e da Sociedade Paraguaia de Trauma, disse: "Este encontro faz parte de uma acção que visa melhorar a emergência e cuidados de trauma em TODA Paraguai".

O evento incluiu os cursos USET e AMDR, coordenados pelo Dr. José Cruvinel Neto e pelo Dr. Bruno Pereira, ambos da Universidade de Campinas, Brasil, e contou com uma mesa redonda de discussão de casos clínicos. Os estudantes que se matricularam no curso USET totalizaram 56 alunos, e o curso ADMR tinha 100 estudantes em atendimento. De acordo com os organizadores Dra. Ana Liz e diretores universitários, o evento satisfez às suas expectativas, e há planos para fazer mais parcerias com sociedades de trauma na América Latina.



https://sbaitbrasil.wordpress.com/2015/03/16/membros-da-sbait-participam-de-jornada-de-trauma-no-paraguai/

Além disso, na semana passada, foi realizado mais um evento com 200 participantes:
https://sbaitbrasil.wordpress.com/2015/03/16/pro-urgencia-e-realizado-em-juiz-de-fora-mg/

Parabéns aos doctores Gustavo Machain, Jose Cruvinel y Bruno Pereira!

Octubre 2014 | Destaques:

Paula Ferrada, MD, membro da SPT e cirurgiã traumática da VCU Health. Diretora do STICU e Professora Associado da Divisão de Serviços Cirúrgicos de Cuidados Agudos, discute com Chris Porter na OnSurg sobre os benefícios da colaboração internacional na cirurgia acadêmica, Panamerican Trauma Society e os benefícios disponíveis para profissionais de trauma no congresso anual deste ano.


 

Congresso Pan-Americana de Trauma 2015 | Fotos

Powered by Wild Apricot Membership Software